O inventário tem por objetivo a proteção de bens patrimoniais de interesse cultural para o município, a fim de preservar sua história e sua memória patrimonial.

A Prefeitura Municipal de Coração de Jesus, por meio da Secretária Municipal de Cultura e Turismo, elaborou o novo Plano de Inventário 2021-2025, cujo objetivo é dar continuidade à proteção e preservação do patrimônio cultura do município.

O Plano de Inventário apresentado segue os critérios estabelecidos pela Deliberação Normativa CONEP nº 01/2016 e nº 03/2017, sendo um documento sobre a história, o território e a riqueza cultural do município de Coração de Jesus e protege elementos do patrimônio no campo e na cidade.

No ano de 2024, foram inventariados bens vinculados à cultura religiosa do município, objetos pertencentes à Paróquia e presentes na Igreja Matriz do Sagrado Coração de Jesus, na Capela do Asilo há quase um século e no Acervo da Fundação Cultural José Alves de Macedo. Os objetos são os listados a seguir:
  1. Imagem de Nossa Senhora da Conceição, localizada à Rua João Lafetá, 220, Centro (Capela do Asilo);
  2. Conjunto de Objetos Litúrgicos (5 peças – âmbola, cálice, patena, naveta, cineta) – acervo da Igreja Matriz do Santíssimo Coração de Jesus;
  3. Sino da Antiga Igreja Matriz do Santíssimo Coração de Jesus (acervo da Fundação Cultural José Alves de Macedo. Trata-se de parte do sino).
Portaria com a lista de bens pode ser acessada através do link https://www.diariomunicipal.com.br/amm-mg/compartilhe/C301CB5C.
 
A mesma portaria pode ser acessada ao fim dessa matéria.

Fonte: Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Data de publicação: 07/11/2024

Créditos: Gilberto Medeiros

Créditos das Fotos: Gilberto Medeiros/Fabiane

Compartilhe!